Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Um dia por David Nicholls

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia - 15 de julho.

 O que mais me chamou atenção nesse livro foi a capa. A minha vontade de ler não era tão urgente até que eu comecei a ler algumas resenhas sobre ele - como a da Evellyn -  acabei ficando mais curiosa e comprei o livro. Quando ele chegou tive que passar  na frente de todos os outros.

O livro conta a história de Dexter e Emma, eles se conhecem em 15 de Julho de 1988, o último dia de faculdade. Eles passam um dia juntos mas e tem que se separar. Eles trocam endereços, telefones e quando esse dia acaba cada, um segue a sua vida. A partir daí o autor vai contar o que acontece na vida dos dois todo dia 15 de Julho dos próximos 20 anos. Os capítulos são sempre divididos assim ( 15 de Julho de 1988, 1989, 1990...) por isso o título Um dia.

A vida dos dois seguem caminhos completamente diferentes, e eles acabam se encontrando durante esses anos. Algumas vezes eles  se encontram e vivem ótimos momentos, outras vezes os dois brigam e ficam bom tempo sem se falar. Você percebe que os dois se gostam desde o início e mesmo assim não conseguem ficar juntos. As vidas diferentes e o medo de acabarem com a grande amizade que existe entre os dois acaba tornando a ideia de ficar junto quase impossível . E isso é o mais legal da história , ela é muito real. Os personagens não são perfeitos, vivem problemas comuns mas sempre estão pensando um no outro. Sempre.

A Emma é uma personagem em que algum momento acho que você vai acabar se identificando com ela. Ela é inteligente, espirituosa, sarcástica, quer fazer alguma coisa para mudar pelos menos um pouquinho do mundo. Ela fica um bom tempo tentando encontrar o que realmente quer fazer da vida, trabalha em vários lugares até encontrar um profissão onde sente que está fazendo alguma coisa boa. Ela é uma personagem maravilhosa.

O Dexter passa por algumas fases bem problemáticas. Ele tem uma família rica e acaba virando um apresentador de TV. O problema é que ai ele começa a ficar meio arrogante. Ele ama muito a sua mãe  e quando uma coisa acontece  - estou fazendo de tudo pra não soltar um spoiler- ele fica pior. Ele se envolve com drogas e bebidas. Se acha o bonitão do momento e acaba se tornando um mulherengo. Dexter não é o homem perfeito mas mesmo assim eu gostei muito dele. Ele ama demais a Emma e mesmo fazendo muitas coisas erradas, em alguns pontos ele tenta consertar. Mesmo que algumas vezes ele consiga piorar mais ainda as coisas.

Dex e Em são dois personagens totalmente inesquecíveis. São reais, apaixonados e engraçados.

O escritor também é maravilhoso. Escreve muito bem e não vejo a hora de ver outros livros dele aqui no Brasil.

As coisas que aconteceram no final do livro me deixaram chocada

O trabalho da editora também ficou excelente. A capa é linda,  a tradução ficou perfeita e com certeza eles tiveram um carinho especial com o livro.

Um dia é o tipo de livro que você lê e tem certeza que vai se lembrar dele por uma vida inteira. É muito lindo e se você ler - gente por favor leia- e se não gostar, LEIA de novo. Porque eu acho impossível não se apaixonar por uma história dessas.

Leiam, leiam, leiam... tenho certeza ABSOLUTA de que vocês não irão se decepcionar!
                                           Recomendadíssimo!

Você deve comprar o livro. ( Saraiva, Submarino e Livraria Cultura)

" - O que foi? - ele perguntou.
  - Nada. Ah,nada. E que...- olhou para ele - Eu achei que finalmente tinha me livrado de você.
  - Acho que você não vai conseguir fazer isso - respondeu Dexter." - pág. 240.

"  - Depois vai ser jardinagem, com você comprando jeans na Marks and Spencer e querendo se mudar para o campo. Daqui a pouco a gente vai chamar um ao outro de " benhê ". Já estou até vendo isso acontecer Em. Aí é ladeira abaixo. " pág. 346


O livro em breve terá adaptação para os cinemas! Os atores serão Anne Hathaway e Jim Sturgess. Confira o trailer abaixo.


3 comentários

  1. LOuca pra ler esse livro, me parece ser bem legal.

    Beijos e Boa Leitura!!
    Marina Barcelos
    contato: marysbarcelos@hotmail.com
    Blog: http://www.livrospelacasa.blogspot.com
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000120207580
    Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/173535
    twitter: @mary_gattuso

    ResponderExcluir
  2. Oii *-* Nossa, eu to loucaaaaa por esse livro, parece ser tão lindo gnt :} Quero demais <333.
    E não sabia que ia virar filmes, já amei *-* kkk. Preciso mesmo ler, adorei o trailer! :DDD

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tbm li essa resenha da Evellyn e acabei comprando o livro. Quando chegar vou pular ele na frente de vários, depois dessa recomendação quase intimação HSUAUS
    Como assim ficou chocada no final? Eu odeio esses suspenses, fico mais curiosa =/ hehe
    Bjo

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.