Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Belle por Lesley Pearse.

Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa - e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito - a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.

Fui atraída pela beleza desse livro, e não acho certo deixar isso em branco. O trabalho da editora ficou realmente magnífico. A capa é emborrachada e tem alguns galhos em verniz. O título é em alto relevo. A parte interna também é cheia de galhos, que estão presentes no início de todos os capítulos. E, a moça da capa realmente corresponde com a descrição da personagem principal.

Belle testemunha o assassinato de uma das garotas que trabalhava no bordel de sua mãe. Até então, ela não tinha sequer ideia do que se passava na sua casa. O assassino é um homem rico e extremamente poderoso. Ele, sabendo que Belle o viu e poderia reconhecê-lo resolve sequestrá-la e a leva para Paris. Lá Belle é vendida para um bordel, e tem que se tornar uma prostituta.

Belle tem 15 anos e é uma garota completamente inocente. Por isso, pensei que talvez o livro fosse recheado de lamentações da parte dela. Mas não é bem assim. Belle se emociona quando vai contar sua história para alguém. Mas ela amadurece e se torna uma personagem forte bem rápido. Tenta usar o lado racional para sair daquela situação. É uma personagem esperta. Isso foi um dos pontos muito bons do livro, ele é realista.

Temos a visão de vários personagens ao longo da trama. Belle, Mog - amiga da mãe de Belle e responsável pelas tarefas de casa do bordel, foi quem criou Belle -, Jimmy - um rapaz que se apaixona por Belle -, e alguns outros. Os capítulos ora acompanham Belle ora mostram Mog, Jimmy, e alguns ajudantes, procurando pistas do paradeiro de Belle. Essa divisão de capítulos em alguns momentos me deixava inquieta. Acontecia alguma coisa com Belle que me deixava curiosa e, de repente, a história mudava o foco. Eu tinha que esperar várias páginas para que depois a história voltasse para o ponto que tinha me deixado curiosa.

Todos os personagens são bem construídos. Todos tem suas características e suas história bem definidas. Sem pontas soltas. O meu personagem preferido foi o Etienne - alguém que cruza com Belle ao longo das viagens dela, não vou explicar como, apesar de não considerar um spoiler, porque isso não acontece no começo do livro. A autora se preocupa muito em descrever os sentimentos dos personagens. E, as vezes, acontecia o mesmo dos capítulos. A história estava em uma parte tão legal que eu queria saber o que estava acontecendo, e essa descrição - e olhe que eu gosto de descrição -, me deixava um pouco inquieta.

É um livro que prende atenção do leitor. É cheio de reviravoltas e coisas acontecendo a todo momento. Só no final, ficou um pouco lento, em algumas partes.

Uma coisa que gostei muito é que a autora mostra o porque dos personagens terem feito coisas erradas. O que aconteceu no passado para que eles se tornassem como são. Gosto quando o autor mostra esse outro lado.

Para quem gosta de romances históricos, esse é uma excelente escolha. É o primeiro livro da Lesley Pearse que leio, gostei muito da maneira que ela escreve, me animei para ler o outro dela que tenho na estante.

Onde comprar o livro? Saraiva/ Submarino/ Siciliano.

Esse livro foi cortesia da editora Novo Conceito.

Assista ao book trailer:


33 comentários

  1. cara, eu estou muito ansiosa para ler esse livro! AHHH a estória parece ser muito boa além da capa ser linda. *---*

    ResponderExcluir
  2. Tbm concordo que a capa do livro é linda!! e... Etienne? Coincidências? haha.
    Adorei o book trailer, só não entendi porque ela é levada à Paris mas acho que isso seria spoiler.
    É difícil encontrar livros que sejam baseados em séculos atrás, já que a moda de agora é "futuro distópico", uma autora escrever o tempo em 1910 deve ser interessante >.<

    ResponderExcluir
  3. Não sou particularmente fã de romances históricos, mais já li alguns que gostei (o autor soube trabalhar bem os personagens). Eu gostei bastante da sinopse, gosto de livros polêmicos e diferentes do que eu costumo ler habitualmente. Não sabia que o livro tinha essa divisão de capítulos, eu também ficou angustiada querendo saber o que aconteceu no capítulo anterior e às vezes acabo nem prestando atenção no que está aconteceu, ou então eu passo as páginas e depois volto. Vamos ver o que o livro guarda...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a história parece ser realmente ótima! Adoro livros que contam as histórias de pontos de vista diferentes e essa mudança acontece em partes emocionantes! Simplesmente não conseguimos parar de ler né!?
    Também achei a capa muito linda!

    ResponderExcluir
  5. Estou muito interessada nesse livro há algum tempo..kkk...mas não tinha lido nenhuma resenha dele ainda, agora que li aqui a sua resenha que é ótima, estou super ansiosa pra ler Belle, realmente a história parece ser ótima e a capa do livro é perfeita, como disse a ingriD fiqueiredo uma autora escrever o tempo em 1910 deve ser interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Olá,td bem?
    Esse livro é muito lindo.Ainda não o li,mas,já perdi as contas de quantas resenhas li sobre ele.
    Super ansiosa para lê-lo:D

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, me apaixonei pela capa, e pela história. Ótima resenha.
    :D

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro romances históricos e to querendo muito ler este livro, só não li ainda porque é muito grande, hehe, mas em breve eu leio sem dúvida.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  9. nossa , quero muito ler esse livro , alem da historia ser boa , a capa é linda , o nome em alto relevo , enfim esse livro é perfeito ...

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e tenho muita vontade de lê-lo. Embora sejam bem diferentes as histórias, ele me lembrou um pouco de Memórias de uma gueixa, onde uma jovem é forçada a seguir um caminho que não foi escolhido por ela.

    ResponderExcluir
  11. Parece muuuito legal, quero muuuuito ler!!!!

    ResponderExcluir
  12. Amei a capa!
    Achei a história otima, pq não é um tema que vemos sempre em livros!
    Por isso fiquei com muita vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. Estou louco pra ler esse livro, desde antes do lançamento eu fiquei muito curioso pra saber do que se tratava pois achei a capa muito linda.
    Após as primeiras resenhas fiquei muito mais interessados, a Novo conceito vem lançando titulos cada vez mais incríveis *-*

    ResponderExcluir
  14. Estou louco pra poder ler esse livro, por todos os comentários e resenhas que vejo sendo postados sobre ele.
    A capa é linda e cria uma ótima expectativa :)

    ResponderExcluir
  15. A capa a história são lindas,Belle coragem e ao mesmo tempo é inocente!

    ResponderExcluir
  16. Eu na verdade já estou bem ansiosa para adquirir o livro, mas vou esperar ganhar na promoção :).
    Eu também pensei que fosse uma personagem que lamentava por tudo. Isso é interessante, da parte do autor.
    Gostando mais ainda de Belle.

    ResponderExcluir
  17. A capa pode aparentar ser 'água com açúcar', mas é só ler a sinopse para acabar com esse pensamento. Muitos consideram este livro um tanto forte, mas eu gostaria muito de ler, ainda mais por saber que geralmente livros assim, pé no chão sem nada de "sobrenatural" s história é muito bem construída e os personagens bem feitos. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Eu nunca curti muito capas com modelos "humanos", pq/ você acaba associando eles ao seu personagem + tarde...

    A capa é linda, a tipografia também, mas prefiro aquelas + trabalhadas, com imagens, etc...

    HAHAHA, a sinopse me agradou, e a sua crítica também; Na verdade é um assunto delicado não? Falar abertamente de sexo/prostituição/assassinato. A Belle parece ter muito carisma pelo que você comentou... estou curiosa.

    ResponderExcluir
  19. Eu amei esse livro! Por que adoro livros que se passa nos séculos passados e Belle me lembrou o livro A sensitiva, da Hanna Howell. Por que ambas tinha envolvimentos com bordéis. Porém, deve ser bem mais díficil para a Belle por que ela viveu toda vida em um bordel. Amei a resenha *-*

    ResponderExcluir
  20. Ameii a Resenhaa Deve Ser Muito Lindo o Livro
    To Louca Pra Ler
    ~.~

    ResponderExcluir
  21. Não li nenhum livro da autora, mas como gosto de romances históricos e de personagens bem construídos (com personalidade e história), acho que vou curtir! O livro logo me chamou atenção e está na minha lista de futuras leituras :)

    ResponderExcluir
  22. Oie =)
    estou querendo ler esse livro.
    gostei de sabe que os personagens são bem construídos e que a história é que tem reviravolta.
    Gosto de livros histórico desde que sejam bem escritos, amos os da Austen *oo* aquela Diva!

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  23. A capa delicada do livro contrasta com uma história forte.
    Fiquei com vontade de ler,por ser um romance histórico,com reviravoltas,deixando alguns capítulos as visões de outros personagens..

    ResponderExcluir
  24. Eu achei a capa desse livro linda!!
    e isso pra mim conta muito na hora de escolher um livro, vou muito pela capa..
    nao sabia q ele era tao grande, levei um susto quando vi nas maos..
    Gosto de livros com reviravoltas e como vc disse, livros q mostram o passado dos personagens, q mostram os motivos d se tornarem o que são, geralmente esses me conquistam..

    bjinhos

    ResponderExcluir
  25. Que resenha hein, adorei. Amo ler livros de romances históricos e a história desse livro me deixou muito curiosa em relação ao desenrolar da história. Ainda não li nenhum livro da autor mas pretendo começar por esse lindo romance, só ainda não o comprei pos ainda tenho esperança de ganhá-lo nesse mês em algum sorteio rsrs... espero que eu ganhe aqui kk... sorte pra mim então.

    Bjoss e parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  26. Quase comprei esse livro hoje, com o dinheiro que ganhei do meu tio de aniversário. Só não comprei porque o dinheiro não dava ahahhaha acabei comprando o starters porque tava em promoção. Mas voltando, adoro histórias desse tipo, que mudam de foco de acordo com o personagem. Ainda mais em um suspense! Ah, parece ser uma delícia de livro *-*

    ResponderExcluir
  27. Uma das coisas que amo nos livros é quando os autores conseguem construir muito bem cada personagens, com todas as características, história bem definidas e com nenhuma ponta solta. Outro fato que amo nos livros é quando conseguem realmente prende atenção do leitor e são cheio de reviravoltas, livros muito parados não me agrandam muito. E fico feliz de saber que 'Belle' é assim. Confesso que o que me chamou atenção nesse livro foi a capa e depois lendo a sinopse fiquei curiosa para saber o que iria acontecer com ela.

    ResponderExcluir
  28. Belle parece uma heroína extremamente forte. Este é o tipo de livro que gosto, principalmente se os personagens são bem construídos. A capa do livro é belíssima.

    ResponderExcluir
  29. A resenha atiçou mais ainda minha vontade de ler,é muito bom mostrar o passado dos personagens para entender as atitudes,fica uma leitura mais completa.
    Belle me deixou cheia de expectativas.

    ResponderExcluir
  30. belle me parece ser um livro fascinante!!! gostei da resenha expos muito bm a temática do livro.
    fiquei curiosa p conhecer,apesar de ja ter lidos sobre o livro outras vezes, a resenha me deixou curiosa! =]

    ResponderExcluir
  31. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Ouvi coisas muito boas sobre esse livro e a resenha confirmou minhas expectativas, história bem escrita, cativante que prende a atenção do leitor.

    ResponderExcluir
  32. Realmente a capa ficou linda e chama atenção. Ponto!
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler o livro.

    Bjus...

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.