Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Charlotte Street por Danny Wallace.

 " Há sete milhoẽs de estranhos nessa cidade e sorrirei para alguns deles hoje, só no caso de alguém estar me procurando.
  Seria embaraçoso se ninguém estivesse." pág.175

Tudo começa com uma garota. Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo. E agora Jason - ex-namorado, escritor e herói relutante - se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder.

Quando li a premissa desse livro, me apaixonei. É uma premissa atrativa e genial. Imaginei que seria um romance para suspirar muito. Me enganei. Mas gostei do rumo que a história tomou, me surpreendeu.

Jason Priestley - que é sempre motivo de piadas por causa do seu nome, que é o mesmo do ator de Barrados no Baile - é um ex-professor, ex-namorado, mora com seu amigo de faculdade Dev - que tem uma loja de vídeo-games antigos - ao lado de um lugar que todos acham ser um bordel. Ele tem 32 anos e sua vida não está como ele imaginava que estaria.

Um belo dia, andando na Charlotte Street Jason vê uma moça - afinal, como ele mesmo diz: " é, porque você e eu sabemos que tem uma garota; tinha que ter uma garota; sempre tem uma garota" - toda atrapalhada, cheia de sacolas, tentando entrar em um táxi. Ele, sem saber o porque, resolve ajudá-la. Quando ela sorri Jason fica encantado. Ela entra no táxi e vai embora. Deixando uma câmera descartável nas mãos de Jason.

Ele deveria tentar reencontrar A garota? Deveria revelar as fotos para procurá-la?

Seu amigo Dev dá apoio para que ele revele as fotos e tente encontrar A garota. Pode ser o destino! Ele então se agarra a esperança de um novo romance, e vai tentar reencontrar A garota.

Amei a narrativa de Danny Wallace. O livro é todo narrado por Jason, que conversa com o leitor o livro todo. Depois de ler  Eu sou o mensageiro  não achei que fosse achar uma narrativa tão boa de um personagem masculino. Charlotte Street mudou isso. Foi um dos melhores livros narrados por personagens masculinos que li. Jason tem vários devaneios durante a narrativa, mas eu adorei os devaneios dele. Acho que me identifiquei um pouco - só um pouco?.

Fiquei surpresa com os personagens criados pelo autor. Eles são comuns - calma! Não no sentido ruim. Poderiam ser qualquer pessoa. Pense, um personagem principal que é um ex-professor, escritor de meio- período, morando com seu amigo de faculdade, saindo de um relacionamento difícil - e ainda tentando superar isso. Nada de heróico e extraordinário.

São personagens tão reais que dão a história um ar de possível. É um livro que dá esperanças. Quem sabe você não esbarra com alguma brincadeira boa do destino qualquer dia?

O modo como Danny Wallace fala da fotografia é tão incrivelmente apaixonante. Fiquei com uma imensa vontade de comprar uma câmera descartável depois de ler esse livro. Quem sabe abandonar as digitais? - parece loucura, mas talvez você se sinta assim depois de ler.

Outra coisa maravilhosa desse livro é o cenário. Londres. Não tem como ser melhor.

Quando estava nas últimas páginas do livro estava na dúvida se gostaria de como a história iria terminar. Faltavam poucas páginas, e fiquei com medo de me decepcionar.O fechamento da história foi perfeito!

A capa do livro está divina. A editora fez um excelente trabalho em Charlotte Street. 

Você vai esquecer do tempo e se apaixonar por esse livro diferente.

Só espero - e torço - para que as editoras tragam mais livros do Danny Wallace para o Brasil.

Onde comprar o livro? Extra/ Ponto frio/ Saraiva.

Esse livro foi cortesia da editora Novo Conceito.

Assista ao book trailer:
Quotes!

" Eu amo a internet quase o mesmo tanto que amo Londres.
  Não tenho certeza de que Londres me ama da mesma forma, mas é uma relação com a qual estamos trabalhando." pág.106

" - Você tem doze fotos - ele disse -  Doze momentos para capturar. É limitado. Então, toda vez que você captura um naquela caixinha, você tem um a menos. Mas, na hora que você tira a última foto, é melhor ter certeza de que aquele momento é especial, pois e se o próximo vier e você tiver que deixá-lo ir?" pág.139

" Porque ele não diz algo para ela?
  Mas eu sabia o porquê. Pois há certo medo de que esses momentos na verdade não existam fora da sua própria cabeça. Os olhos não se encontraram em um lugar lotado, duas pessoas não pensam precisamente na mesma coisa, e se só uma pessoa na verdade tem aquele momento, ele é de fato um momento?" pág.144

" Eu vi você. Você não se segurava nas alças do trem. Fiquei esperando que o trem balançasse e você caísse em mim. Mas não. 
 Eu sorri. Esses pequenos momentos, nunca ditos em voz alta, tão estruturados e perfeitos quanto pequenos e doces haicais, romantismo e desejo cravados na poeira de uma cidade imunda." pág.145 

" Há sete milhoẽs de estranhos nessa cidade e sorrirei para alguns deles hoje, só no caso de alguém estar me procurando.
  Seria embaraçoso se ninguém estivesse." pág.175

" ... Então é das antigas. Mas tem alguma coisa a mais sobre ela. É uma nostalgia intantânea. É como se aquelas fotos significassem alguma coisa, pois foram planejadas. Não é como aquelas bilhoẽs que você tira com o celular ou com o que quer que seja. Aquelas fotos são apenas papéis de parede. Descartável é permanente." pág.189

" - Seu problema, Jase, é que você está apaixonado pela ideia de estar apaixonado." pág.212

" - Eu gostaria de ter um sonho para seguir. Um que fosse prático. Não apenas um sonho para sonhar, mas um sonho para tornar realidade." pág.258


" - Engraçado, coisas do tipo Facebook ou Twitter. Ver toda a vida de outra pessoa. É quase como se você não precisasse mais ver as pessoas. Você apenas alimenta a conta-gotas seus momentos. Você perde todas as coisas que estão no meio. É amizade eficiente." pág.329 


" Fiquei pensando nisso a semana passada inteira e acordei pensando nisso.vO dia todo pensei nisso e chega um momento quando realmente você deveria parar de pensar, pois, de verdade, você pode ser atropelado por um ônibus amanhã. Em vez disso, você deveria começar a fazer acontecer.
 Talvez o primeiro passo seja decidir fazer." pág.345


" É engraçado. O Dev sempre dizia que as descartáveis eram diferentes. Que o que elas continham era mais especial, pois você não podia ver instantaneamente. Você tinha que esperar. Você tinha que investir no momento e então esperar para ver o que conseguiu. E aqueles momentos tinham que ser os momentos certos. Você precisava ter certeza de queria esse momento quando apertava o botão, pois o tempo estava sempre correndo, você estava sempre  um clique mais perto do final. É assim que parecia aqui. Mas era isso que tornava tudo mais empolgante." pág. 398

Comentou nessa resenha? Preencha o formulário!
a Rafflecopter giveaway

9 comentários

  1. Eu vi a capa, mas em prestei atenção, porque só depois de ler sua resenha eu percebi que tá escrito 'um romance engraçado e ireeverente'. Pensei que fosse outra coisa, sei lá...
    Mas enfim, adorei a resenha. Não li muitos livros que fossem narrados por homens então já achei interessante esse fato. E também porque Londres é muito amor.
    Vou parar de enrolar e tratar de ler logo esse livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Sim, sempre há um garota, em toda boa história.
    Fiquei encantada com esse livro desde que ouvi falar dele, o que já faz um tempo. Quer dizer, fotografia + Londres + romance + um certo tipo de investigação = amor literário ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. adorei a resenha!!! me deu mais vontade ainda de ler o livro!!! achei interessante o fato do livro ser narrado por personagen homem! é diferente e pelo q vc disse na resenha parece ser esse o diferencial do livro!

    ResponderExcluir
  4. O livro parece interessante e o fato de ser narrado por um homem também parece legal.

    ResponderExcluir
  5. A capa é um luxo e a resenha ficou boa, não falou muito sobre o real sentido do livro, ao mesmo tempo que chamou a atenção e aguçou a curiosidade.
    Muito bom, vai entrar na lista de prioridade para leitura.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  6. Tudo nesse livro me atrai, mas em primeiro lugar está o fato de ser um romance que não se contenta em ser romance, fofinho, bonitinho, apaixonado, e vira uma história, daquelas que todo mundo queria que tivesse acontecido conosco, para poder contar aos amigos, aos filhos, aos netos... enfim, amei tudo!

    ResponderExcluir
  7. Gente a autora realmente sempre arrasa.Bom eu também tenho esta coisa de quando a história é interpretada pelo homem,mas a sua resenha ficou nota 10,sempre passando a emoção que vc conseguiu sentir ao ler,olha que são várias páginas,conseguindo encantar nos leitores,a capa é linda e com toda certeza Londres é um local onde é o faz de contas rsrs.Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. parece uma aventura este livro}! muito boa sua resenham, ainda não vi comentários negativos para este e acho que também gostaria!!!
    bjs
    Blog Leitura de Ouro

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.