Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Amanhã você vai entender por Rebecca Stead.

A jovem Miranda Sinclair precisa desvendar um enigma na Nova York do final da década de 1970. Em 'Amanhã Você Vai Entender', seu melhor amigo é agredido na rua, um estranho pode ter invadido a casa dela e uma série de bilhetes, que ela não compreende nem tampouco sabe quem escreve, alerta sobre a morte de alguém. Alguém que ela poderá ajudar a salvar. À medida que as mensagens chegam, Miranda percebe que quem as escreve sabe de detalhes de sua vida que ninguém deveria saber. E, conforme as peças do quebra-cabeça se encaixam, ela percebe que a resposta sempre esteve ali, bem em sua frente.

Comecei amando o título. Acabei amando cada palavra.

Esse foi um livro que sempre me atraiu, por poucos motivos. Nunca tinha lido nenhuma resenha ou comentário sobre ele. Só gostava do título. Talvez, se tivesse lido alguma resenha teria comprado antes. Mas sinto que li ele na hora certa. Não poderia ter sido antes.

Amanhã você vai entender é um livro bem confuso no começo. Você pode achar a história meio sem pé nem cabeça. Mas aí que está todo o charme do livro. Ele vai te deixar meio por fora no início e de queixo caído com a genialidade no final.

Amo o título, os personagens, os títulos dos capítulos, o desfecho. Não existe nenhuma linha que eu tiraria, ou colocaria.

Falar sobre a história, além do que a sinopse diz, seria estragar o livro. Me odiaria se fizesse isso. Por isso essa resenha não contém quase nada sobre a história.
Uma das coisas que mais gosto é o fato dele ser todo narrado por uma criança. Gosto muito de livros assim. Tem toda uma simplicidade e inocência tão boa. Obviamente, quando é bem escrito.

Consigo imaginar pessoas de todas as idades gostando desse livro. E pelo menos algumas pessoas, assim como eu, pensando após acabar a leitura: "E se fosse possível?".

 Não sei como classificar esse livro. Ele é contemporâneo, é poético, tem ficção cientifica, mistério, suspense e magia. Só sei dizer que ele vai continuar na sua cabeça por muito tempo.

Onde comprar o livro? Submarino/ Americanas/ Saraiva.

Quotes!

" São incríveis as coisas que as pessoas fingem não notar." pág.28

" - Sim, mas... o fim não pode acontecer antes do meio!
Ele sorriu.
  - Por que não?" pág.60

" - Mas não falo mais sobre essas teorias. Normalmente.
  - Por que não?
  - As pessoas não querem pensar sobre isso." pág. 62

" Mamãe diz que todos nós temos um véu que nos separa do restante o mundo,como o que as noivas usam no dia do casamento. Só que esse é invisível. Andamos felizes com um véu invisível no rosto. O mundo fica um pouco borrado, mas gostamos dele assim. 
Às vezes, porém,nosso véu é tirado por alguns instantes,como se um vento o soprasse para longe. E quando ele levanta, podemos ver tudo como realmente é,por apenas aqueles poucos segundos antes que o véu volte a seu lugar. Enxergamos toda a beleza,a crueldade,a tristeza e o amor. Mas, na maior parte do tempo,ficamos felizes por não vermos isso. Algumas pessoas aprendem a levantar o véu sozinhas. Assim, não precisam mais depender do vento. 
Ela não quer dizer que haja um véu de verdade. E não se trata de mágica,ou de que talvez Deus esteja olhando diretamente para você,ou que um anjo esteja sentado ao seu lado,nem nada desse tipo. Mamãe não pensa assim. É apenas seu jeito de dizer que,na maior parte do tempo,as pessoas de distraem com as coisas pequenas e ignoram o mais importante. " pág. 83

" - Bem, é simples amar alguém. Mas é difícil saber quando é preciso dizer isso em voz alta." pág.168

" Na verdade, tentar esquecer é quase o mesmo que lembrar." pág.203

" Senso comum é apenas um nome para o modo como estamos acostumados a pensar." pág.210

Um comentário

  1. Amei esse livro. Ela dá uma sensação gostosa, que nos deixa depois de ler sem saber ao certo o pensar e dizer. É conflitante. Amei!

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.