Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Cidade dos anjos caídos por Cassandra Clare.

Cuidado! Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores.

Leia as resenhas dos outros livros da série: Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro.

A guerra acabou e os 'Caçadores de Sombras' e os integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando os Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que poderá se tornar seu pior pesadelo. 

A guerra acabou. A luta atrás dos Instrumentos Mortais também. Contudo, devido ao enorme sucesso da trilogia ela deixou de ser uma trilogia para virar uma série. Fiquei muito feliz com isso, gosto muito de toda a mitologia criada por Cassandra Clare e adoro seus personagens - até mesmo o Simon está suportável agora, veja só.

Como já devo ter dito anteriormente, os livros dessa série são incríveis. Para mim, uma das melhores séries de fantasia atual. Realmente tem todo um plano de fundo brilhante. O modo como ela desenvolve a história, cria os personagens, o desenrolar dos fatos... é realmente muito bom. Outra característica legal da autora é que nunca há uma perda de qualidade. A cada livro você percebe que ela se torna uma escritora melhor. Escrevi tudo isso para dizer que o meu medo era que, depois do perfeito Cidade de Vidro, essa continuação fosse decepcionante.

Cidade de Vidro foi brilhante - ele entrou para a minha lista dos 12 melhores livros de 2012. Toda aquela guerra contra Valentim, as revelações, a morte e ressurreição de Jace, a morte de Max... Enfim, tudo surpreendente, chocante e muito - mas muito - bom. E finalmente, Clary e Jace podem ficar juntos.

Cidade dos Anjos Caídos começa assim. Clary toda feliz com Jace, fazendo os treinamentos de uma Caçadora de Sombras - com seu namorado perfeito como professor -, e ajudando nos preparativos para o casamento de sua mãe com Luke. Simon está se adaptando com a vida de vampiro e cuidando de sua banda - e de seu problema com suas duas namoradas. Alex e Magnus estão fazendo uma viajem romântica pelo mundo. Tudo feliz e em paz.

Todavia... Caçadores de Sombras começam a ser mortos. E parece que os habitantes do Submundo são os responsáveis. Uma tensão começa a surgir. Mas essa não é a maior preocupação de Clary.

Jace está se afastando dela. Agora que eles finalmente podem ficar juntos, ele está evitando ela. Clary não consegue entender e quando vai em busca de respostas, percebe que as coisas realmente são complicadas. Ela percebe que pode perder muitas coisas - inclusive Jace - e que a culpa, é toda dela.

Jace é meu personagem preferido de toda a série. Dentre muitas coisas que adoro nele, gosto muito do jeito sarcástico. Nesse livro, ele está passando por problemas sérios e por isso não temos um Jace muito sarcástico. O que é uma pena, mas compreensível.

Simon está ganhando mais destaque. Ainda não é um dos meus favoritos, mas depois que ele se tornou um vampiro ficou extremamente mais suportável - diria que está até legalzinho agora.

Sempre gostei da Clary, e agora ela está mais forte. Foi uma mudança muito boa. Ela deixou de ser completamente indefesa em todo aquele mundo de personagens poderosos. Está mais decidida também.

Cidade dos Anjos Caídos não foi melhor que Cidade de Vidro. Mas eu entendo o porque. Ela precisava criar um novo "gancho" para a história. Apesar de ter algumas pontas soltas para continuar, e a história ainda ter ligações com os outros livros, é quase como se ela tivesse começando novamente. Não temos mais a perseguição pelos Instrumentos Mortais. Não temos mais Valentim. Cidade de Vidro fechava uma parte da história, então a Cassandra tinha muita ação e muita coisa bombástica para revelar.

Que fiquei claro, esse não é um livro ruim, pelo contrário. Ele é muito bom, como todo livro da Cassandra Clare. A narrativa é eletrizante, você lê muito rápido, a mitologia é muito boa e o final te deixa louco por mais. Mas se trata exatamente do que eu acabei de dizer. O final deixa a promessa de um próximo livro incrível. E acontecem coisas que não faço ideia de como ela vai resolver.

Se você leu até o terceiro livro e está na dúvida se continua ou não a ler a série, eu diria para continuar. Porque Cidade dos Anjos Caídos é um bom livro que deixa uma promessa de uma continuação incrível. E se tratando de Cassandra Clare, as possibilidades de dar errado são quase inexistentes.

Onde comprar o livro? Saraiva/ Ponto Frio/ Extra.

Quotes!

" - Mas eles se amam - disse Clary, estarrecida. - Não é isso que significa o amor? Que deve estar presente para a outra pessoa, independentemente de qualquer coisa? 
(...)
 - Às vezes, Clary - disse ele -, o amor não basta." pág.125

" - Parece contraditório, não?
  - O amor é uma contradição - respondeu Jace, e se virou novamente para a janela." pág.144




Um comentário

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.