Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Livro X Filme: O lado bom da vida.

Olá leitores! Estou tentando organizar as colunas atrasadas, e já faz algum tempo que quero fazer uma comparação entre essa obra e esse filme, porque gostei muito da história de O lado bom da vida.

Foi o Oscar deste ano, me despertou interesse nessa história. Foi um filme muito falado durante a premiação, logo não tardei a procurar o filme. Alguns dias antes de assistir, li o livro.

A história.
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça, de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
 O filme.

Sempre que vou assistir a adaptação para o cinema de um livro que gostei fico receosa. Tenho certeza que vocês conhecem esse sentimento e o compreendem. No entanto, dessa vez a curiosidade e o medo estavam maior. Para mim, o que mais poderia dar errado no filme era a visão errônea que ele poderia passar de Pat.
Vejam bem, como o livro é narrado em primeira pessoa por Pat fica mais fácil compreende-lo. No filme, por não estarmos "dentro" da mente de Pat, ficaria bem mais complicado.
Achei que nessa parte, o diretor fez o que pode para que as pessoas que estavam assistindo entendessem Pat. Embora o livro faça isso muito melhor, o filme fez tudo o que pode.
 Já que estou falando sobre o Pat, nada mais adequado que falar sobre a atuação de Bradley Cooper. Tanto se foi dito sobre maravilhosa atuação de Jennifer Lawrence que acabamos esquecendo de Bradley. Ver um ator de comédia pegar um papel tão difícil como esse e fazê-lo tão bem é maravilhoso. 
A escolha dos papeís principais, com o lindíssimo Bradley Cooper e a talentossísima Jennifer Lawrence foi perfeita. 
Agora, teve uma coisa que me desagradou no filme. A forma como o pai e a mãe de Pat foram retratados. 
No livro, a mãe do Pat é a pessoa forte da casa, sempre “segurando as pontas” e tentando ajudar seu filho. O pai mal conversa com Pat, raramente mostrando notar que ele existe.
Já no filme, ouve uma troca das personalidades gritante. A mãe do Pat é uma chorona. Sério, ela não fica sem chorar em nenhuma cena do filme, o que faz com que tenhamos um pouco de raiva dela. O pai ache e aceita normalmente a volta de Pat, sem nenhum problema.
Os pais do livro e do filme são completamente opostos. Não consigui compreender porque o optaram por trocar personagem que são tão fascinantes e bem construídos no livro por esses.
O final do filme também possui algumas diferenças. As cenas finais, do livro e do filme, levam a mesma conclusão, mas de um modo diferente. Em alguns pontos, que não posso citar pois seriam spoilers, preferi o filme. Achei que aquelas cenas deixaram o final mais curioso, que as do livro.
Mas, a última cena deveria ter sido exatamente como a do livro. É uma cena que combina infinitamente melhor com a história e Pat e Tiffany.


No filme também acontecem algumas mudanças relacionadas as habilidades de Tiffany com dança. No livro ela é uma ótima dançarina, no filme não. Apesar da diferença, o filme compensa com a cena da dança, que foi perfeita.
 
É um filme maravilhoso. De modo geral, apesar de algumas pequenas resalvas, uma excelente adaptação do livro.

O livro.
 Amei essa história, sinceramente. Entrou para a lista daqueles livros que eu gostaria de ter escrito.
Comparado ao filme, obviamente o livro tem algumas vantagens.

Entender melhor Pat é uma delas. É um personagem fantástico.
A narrativa também é maravilhosa. E bem, tem aqueles pontos, que já comentei acima, que goste mais no livro.

Não vou escrever mais sobre o livro, porque na resenha tem tudo detalhado. Então, para saber mais sobre minha opinião sobre a obra, leia a resenha (aqui).

Livro X Filme.

Ambos são incríveis e imperdíveis. É uma excelente história. Sob meu ponto de vista, os dois se completam. Leia e assista. Você não vai ser arrepender.

Veja o trailer do filme:
















4 comentários

  1. Oiee xará =)
    Poxaaaa, vida!
    Gostei tanto da opinião sobre o livro quanto sobre o filme, são raro os caso que gosto da mesma forma do dois, mas creio que irei gostar desse.
    beliscões

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente prefiro o livro, mas ainda não vi o filme, mas muita gente fala que é bem melhor que o livro. Mas como todos sabemos o livro é sempre melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz a besteira de ver o filme primeiro e fiquei tipo CADE TUDOOOO AQUILO QUE O POVO ESTAVA FALANDO?? Sinceramente me decepcionei com o filme, e fiquei achando desperdício comprar o livro agora enquanto tenho vários aqui na estante sem ler. Mas que bom saber que adaptação mudou mesmo o livro, vc até me encorajou a lê-lo.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Então, eu assisti primeiro ao filme e depois li o livro.
    Como a Thais disse acima, eu me decepcionei com o filme, achei meio cansativo... Mas o livro eu gostei bastante!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.