Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: O livro do amanhã por Cecelia Ahern.

" Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez. Trata-se de uma história que, para lê-la, algumas pessoas terão de afastar a descrença." pág. 9

Leia também a resenha de P.S eu te amo.


  Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Tamara Goodwin, sim seu nome é um pleonasmo - do qual ela não gosta muito -, sempre foi uma garota mimada pelos pais. Nasceu, com o que talvez você possa chamar de sorte, em uma família riquíssima. Acostumada a ter tudo o que queria no momento em que desejasse, sua vida sofre uma mudança drástica com o suicídio de seu pai. Endividado, ele se mata em um ato de desespero, deixando Tamara e sua mãe completamente falidas.

Da noite para o dia Tamara se vê sem seu pai, sem casa, sem carros de luxos e cartões ilimitados. Ela e sua mãe acabam tendo que ir viver com seu tio Arthur e sua mulher controladora, e pra lá de estranha, Rosaleen. Mudam-se de sua casa a beira mar para um lugar afastado, onde praticamente não existe civilização, ao lado de castelo em ruínas.

E, como geralmente acontece na vida, desgraça nunca vem aos poucos. A mãe de Tamara, antes decidida e cheia de vida, está completamente desequilibrada. Ela não conversa com ninguém, age como se seu marido não estivesse morto e passa o dia todo em um quarto, dormindo.

Seu tio, Arthur, parece não saber falar. Simplesmente obedece tudo aquilo que Rosaleen diz. Essa, parece querer matar Tamara, e os demais moradores da casa, com comida. Extremamente controladora, não deixa Tamara respirar sem dar satisfações.

Assim, de uma hora para a outra, Tamara se vê perdida e completamente sozinha.

" Querido Diário, detesto minha vida. Aqui é uma casa de noz. Meu pai se matou, perdemos nossa casa e tudo mais. Perdi minha vida, mamãe perdeu o juízo e, agora, vivemos no cafundó com dois sociopatas." pág.132

Sem nada para fazer, Tamara decide explorar os arredores do castelo. E são em algumas dessas explorações que ela vai conhecer três pessoas muito importantes: Marcus, vice-presidente de uma biblioteca itinerante, que com livros levará Tamara a viagens incríveis. A irmã Ignatius, uma freira muito diferente que aguçará a curiosidade de Tamara para os mistérios do antigo castelo. E Wesley, filho do médico da região, que assim como ela está tentando se adaptar a vida no interior.

Assim que Tamara conhece Marcus, e descobre a biblioteca itinerante, ela fica curiosa a respeito de um livro sem título, e com cadeado, que aparentemente Marcus nunca viu, mas que está na biblioteca. Quando consegue abrir o livro descobre que suas páginas estão em branco. De início não compreende, mas quando as páginas do livro começam a ser preenchidas com sua letra, e sempre com datas do dia seguinte, Tamara fica chocada. Incrédula, ela não consegue compreender o que está acontecendo.
Ela se vê em uma situação mais surreal ainda quando o livro começa a "adivinhar" exatamente o que acontecerá em sua vida no dia seguinte. Assim, ela começa a ter uma chance de mudar os seus amanhãs. Ela só não imagina a repercussão que suas descobertas trarão para sua vida e para a vida das demais pessoas que vivem ao seu redor.


" E se, e se, e se... E se soubéssemos, o que nos traria o amanhã? Poderíamos repará-lo? Conseguiríamos?" pág. 123

Todo o mistério que está por trás do castelo, as descobertas que Tamara vai fazendo sobre sua própria vida, suas pequenas aventuras amorosas, seu amadurecimento... É tudo muito gostoso de se acompanhar - e mais para o final, nasce um desespero devido aos acontecimentos.

O livro do amanhã não é a primeira obra que leio da Cecelia Ahern, mas tenho que admitir, esse livro me surpreendeu muito. Além de uma narrativa incrível, a imaginação da autora é sensacional. É uma história muito bem construída, com um fechamento surpreende bom.

Acredito que não só como me agradou, esse livro também vai agradar os mais diversos tipos de leitores. É uma leitura gostosa, divertida e surpreendente. Nada melhor para relaxar e esquecer da vida por algumas horas.

Além disso, as reflexões as quais o livro nos leva; sobre nós, sobre a vida... São realmente boas.

Se você não leu nada da autora, O livro do amanhã pode ser uma boa história para começar. Se não gostou de alguma outra obra dela, talvez essa mude sua perspectiva.

Compare preços aqui.

Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.

Assista ao Book Trailer:

3 comentários

  1. Adoro essa coisa de mexer com o futuro em livros e filmes!

    Beijos
    Roberta
    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler esse livro, acho que vou passar ele na frente de alguns na minha lista.
    Adorei a sua resenha.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o 1º Livro da Minha estante ! Ameeeei *--*

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.