Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: A outra vida por Susanne Winnacker.

O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?
Com a febre de zumbis, era de se esperar que essas criaturas adentrassem no mundo YA. Embora não sejam zumbis propriamente ditos, o paretesco entre as criaturas -  e o contexto da história- deixa explícito de onde a autora consiguiu sua inspiração.

Nesse livro esses seres são chamados de Chorões, por sua aparencia dar a impressão de que estão sempre chorando. Pessoas comuns contraem o vírus de alguma forma e se transformam. Alguns parecem mais humanos; possuem pele - ainda que em estado de decomposição -, e andam sobre os pés. Já os outros; possuem o corpo peludo e se locomovem como animais - o que me remeteu a ideia de um possível cruzamento entre zumbis e lobisomens. Bem, a grande diferença é que os Chorões parecem possuir inteligência e são rápidos.


Nossa personagem principal, e narradora, Sherry, está vivendo nesse mundo. O governo de Los Angeles pediu que toda a população fosse para abrigos, públicos ou privados, enquanto lidava com o "pequeno" problema do vírus. A família de Sherry foi para o porão de sua casa. Tudo ia como o esperado, até que os dias se tornaram semanas e essas meses. O governo parou de transmitir novas nóticias. A única, que continuava sendo mostrada na televisão é a que ordenava que ninguém saiasse de seu abrigo.

A família de Sherry estava obedecendo. Até que, 3 anos e quase dois meses depois, a comida acaba. Vendo sua família morrer de fome, o pai de Sherry não encontra outra saída; ele tem que sair do refúgio e procurar comida. Sherry sabe que ele não pode ir sozinho, então acaba indo junto.

Só que as coisas não saem como o esperado. Sherry acaba perdendo seu pai para os Chorões. Quase morre, mas Joshua - o loiro lindo da história - a salva. Ela agora precisa se manter viva, resgatar seu pai, sua família e aprender a sobreviver nesse novo mundo.

Bom, A outra vida foi o primeiro livro com esse tipo de criatura que li. Apesar da autora ter feito modificações, de modo que o livro não ficou exatamente igual a todos os livros, filmes - e seriados - distópicos que possuem esse tipo de mutante, a semelhança é notável.

Por ser um YA temos aquele característico romance adolescente. Joshua é um rapaz bonito, forte, destemido e possui um passado um tanto quanto complicado. Já Sherry - com exceção a sua mania de contar dias, horas, segundos... para tudo - é uma boa personagem feminina para um YA. Com o resalvo a mania de contar, ela é forte e não é irritante.

A história deslancha bem. Pode não ser extremamente inovadora, mas a autora também não passa metade das páginas enrolando. Temos muitas respostas a cerca do vírus, do governo e da situação toda. Obviamente, existem ganchos para os próximos livros mas, também obtemos uma boa quantidade de respostas ao longo dessa leitura.

A edição está caprichada. A arte de capa remete bem á história. A editora ficou atenta aos detalhes.

Vamos aguardar a sequência.

Compare preços aqui.

Esse livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito.

2 comentários

  1. Estou na expectativa em relação a este livro, a maioria das resenhas tem falado bem dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de coisas que tem zumbis e eu tenho muita vontade de ler esse livro.
    Bom saber que a personagem não é irritante e que não ficam tantas coisas em aberto.
    Bjo

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.