Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Os solteiros por Meredith Goldstein

Cinco adultos. Cinco pessoas com idade suficiente para ter conquistado alguma tranquilidade. Mas sossego é algo que passa longe de suas vidas confusas. Hannah é diretora de elenco em Nova York e ainda chora pelo ex que a abandonou. Rob não é muito bom em assumir compromissos, mas nos tempos da faculdade quase namorou Hannah - e não se esquece disso... Vicki tem um trabalho lucrativo (embora tedioso) como designer de interiores de uma grande rede de supermercados, e é uma depressiva crônica. Nancy leva uma vida dupla, e Joe é um quarentão que adora namorar mulheres mais jovens... Não há como negar - juntos, eles podem comprometer seriamente os planos de Bee de ter o casamento mais elegante da cidade. Da união desses personagens apaixonados resulta um romance divertido e doce sobre vidas entrelaçadas, relações de amizade e o incontestável amor.

Esse é um livro que, enquanto lia, consegui visualizá-lo perfeitamente adaptado para o cinema - para uma daquelas comédias românticas de uma tarde preguiçosa de domingo.

O casamento de Bee nos introduz a esses 5 amigos, solteiros, da época da noiva na faculdade. Enquanto arruma a distribuição de seus convidados pelas mesas da festa, Bee sente dificuldade em encaixar os amigos solteiros nos grupos. A partir desse ponto, vamos sendo apresentados aos solteiros - que, de modo intercalado, narram os capítulos.

Esse dinamismo na narrativa faz com que o livro, para mim, se assemelhe a um filme. São história e perspectivas distintas, que intercalam entre presente e passado, fazendo com que nós conheçamos os personagens - sem que nenhuma história fique desinteressante.

Sendo assim, vou apresentá-los aos nossos narradores:

Hannah foi uma das grandes amigas de Bee na faculdade, e agora será uma de suas madrinhas. O problema é que ela não consegue controlar seu nervossísmo, pois, no casamento da amiga, ela irá reencontrar seu ex - Tom - que ela não vê desde a separação. Tom também faz parte do grupo de velhos amigos, ele e Hannah se conheceram na faculdade e estavam juntos desde então. Um conflito de interesses separa os dois e Hannah não consegue superar. Agora, Tom irá no casamento com sua nova namorada. Além de ter que estar lindíssima, para provar a Tom que ele fez uma escolha errada, Hannah está muito nervosa com uma confirmação do seu trabalho. Ela escala atores para filmes e, dessa vez, terá a chance de ter alguém realmente famoso em um de seus filmes.

Rob quase namorou Hannah na faculdade. E, bem, ele não parece ter se esquecido desse fato. No momento, sua vida não parece estar em sua melhor fase. Rob tem pouco dinheiro e vive somente com a companhia de sua amada cadela. Esses dois fatores serão responsáveis por sua ausência no casamento de Bee. Contudo, isso não o impedirá que ajudar Hannah pelo telefone.

Phil acaba no casamento por acidente. Na verdade, sua mãe é quem deveria ir. Mas, como ela fica doente, ele vai em seu lugar. Phil ainda mora perto da casa da mãe e é extremamente protetor com essa. Por causa disso, ele não gosta muito de se envolver em relacionamentos sérios - pois eles poderiam o separar de sua mãe.

Bee é a sobrinha preferida de Joe - e esse é o único motivo pelo qual ele vai ao casamento. Ele é um quarentão que gosta de mulheres mais novas, vive em Las Vegas e tem um relacionamento complicado com sua filha e sua ex mulher.

Vicki é design de interiores e ganha muito bem trabalhado para uma rede de supermercados. No entanto, esse trabalho não a deixa feliz. Ela gostaria de ter uma loja em Nova York. Mas, o dinheiro e o comodismo a impedem. Agora, mesmo que financeiramente estável, ela está em uma grande depressão. 

De todos, minha preferida é Hannah. Ela tem uma mania de imaginar atores famosos que poderiam representar pessoas de seu cotidiano, o que achei bem divertido.

Como é possível notar, os personagens - e seus problemas - são bem reais e comuns. Isso torna o livro uma experiência prazerosa. É uma leitura leve e descompromissada.

Esse livro foi uma cortesia da editora Novo Conceito.

Você pode comparar preços do livro aqui.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.