Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Filmes: The Normal Heart e Clube de Compras Dallas.

Hoje, irei falar de dois filmes que abordam o mesmo tema - mais de formas distintas. Ambos retratam o início da AIDS, se passam nos EUA - onde a doença aparece em grandes proporçoẽs pela primeira vez - e retratam a ligação dessa com a homossexualidade.
The Normal Heart começa no início dos anos 80, onde a sociedade está começando a ter uma aceitação maior no que diz respeito a homossexualidade. O filme mostra um grupo de homossexuais nesse cenário, vivendo bem e felizes. Um romance entre Ned Weeks (Mark Ruffalo) e Felix (Matt Boomer) começa a se desenvolver, logo no início do filme. 

Infelizmente, a doença surge pouquíssimo tempo depois dos homossexuais começarem a serem vistos com menos preconceito.

Com a AIDS, que era chamada de "Doença Gay" por ter começado a se manifestar entre os homossexuais, homens começam a morrer por serem ignorados devido ao preconceito.

Gostei muito de como The Normal Heart apresentou esse tema. Além de um ótimo roteiro, o filme conta com um elenco riquíssimo.

Assista ao trailer:


Devido aos Oscars aos quais foi indicado, e os que venceu, acredito que a maioria de vocês conheça Clube de Compras Dallas. O filme foi indicado a 5 Oscars e venceu 3 deles. Matthew McConaughey ganhou não somente o Oscar de melhor ator, como também ganhou o Globo de Ouro. Jared Leto também conseguiu o Oscar e o Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante. Todos os prêmios foram merecidíssimos.
                      
O filme também se passa no início da década de 80, nos EUA, no surto da AIDS. O protagonista, Ron Woodroof, é um eletrecista no Texas - um cawboy machão e extremamente homofóbico. Logo no início da trama, Ron se vê doente e descobre que está com AIDS - e o médico lhe da somente 30 dias de vida. Ron começa então a usar AZT em fase de teste, de modo ilegal. Algum tempo depois, o enfermeiro que lhe arrumava os comprimidos, não consegue mais arrumar o remédio. Assim, Ron vai parar no México, onde descobre drogas que são muito melhores que as americanas.

Conseguindo prolongar sua vida, e vendo o crescimento gigantesco da AIDS, Ron começa a contrabandear essas medicações para os EUA, onde cria o Clube de Compras Dallas. Seu parceiro é um transexual, Jared, que ele conhece no hospital. 
Assim como no filme anterior, esse também conta com um elenco incrível. Como curiosidade, o filme foi baseado em fatos reais.

Assista ao trailer:


Dentro do mesmo tema, a Novo Conceito lançou um livro a alguns meses que gostei muitíssimo. Acredite, compensa dar uma olhadinha na resenha de Diga os lobos que estou em casa (AQUI).

Nenhum comentário

Postar um comentário

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.