Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Apátrida por Ana Paula Bergamasco

O livro Apátrida conta a história de Irena, desde sua infância, durante a Segunda República Polonesa, passando pelo período em que viveu na Bielorússia, o período de ocupação nazista em território polonês e terminando em sua viagem para o Brasil, após o final da Segunda Guerra.
Narrado em primeira pessoa por Irena, o livro faz-nos emocionar com cada pedacinho de vida que a polonesa conta.

  Apátrida é um livro muito especial. Esse é o primeiro livro brasileiro que eu faço resenha aqui no blog - sei que isso é vergonhoso - e foi até hoje um dos melhores livros sobre a 2 guerra que tive a oportunidade de ler.

  O livro mostra uma realidade muito triste, já que ele se passa durante o holocausto nazista. Conta a história de Irena,uma poloneza, que vive nesse período terrível da história do mundo. Ela vê sua vida virar um caos completo de uma hora para outra. Pessoas passando fome e sendo mortas, judeus sendo mandados para o gueto e a luta para sobreviver. Afinal em uma guerra nunca  há vencedores, só há milhões de pessoas mortas. 

  No começo do livro temos nossa protagonista - Irena- no lançamento de sua biografia. Ela viveu os horrores da 2 guerra mundial. Sempre foi apaixonada por Jacob - um judeu - que acabou se casando com outra mulher. Irena também acaba se casando, com o bondoso Rurik, e quando as coisas finalmente voltam a ficar melhores a guerra acaba novamente com a felicidade de Irena.

  A vida dos nossos personagens só fica mais complicada. Ele é mandado para o gueto e ela vai para o temido campo de concentração de Auschwitz. Lá, pelos olhos de Irena vemos os extermineos em cameras de gás, as terríveis experiências, a loucura, o desespero e o horror que tantas pessoas sofreram naquela época.
  O livro não é tão simples de se digerir. É uma leitura difícil de ser rápida, a carga emocional é muito grande. Através do livro a gente pode ver a quanta crueldade o ser humano é capaz.
  Acredito que um dos motivos que deram força para Irena sempre continuar e ser forte era seu amor por Jacob.Irena é uma personagem inesquecível. Uma mulher forte e guerreira.
  Ana Paula é uma excelecente autora! Fico muito feliz que essa seja a primeira resenha de um livro brasileiro aqui do blog, porque é um livro que merece todos os elogios possíveis. Mal posso esperar por novos livros da autora.

 Talvez você não goste de temas como a 2 guerra, mas mesmo não gostando acho esse livro totalmente indispensável. As pessoas precisam ver do que o ser humano é capaz para que isso jamais torne a acontecer.

Recomendadíssimo! 

Não deixe de comprar o livro aqui. Comprando pelo PagSeguro ele vem até autografado!


4 comentários

  1. Eu gosto bastante de livros que tenham como tema a guerra, e esse livro já está na minha lista de desejados.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e amei demais! É tão perfeito <3 Eu fiquei completamente fascinada com ele, não queria enviar pra próxima menina do booktour que eu participava, aheoiaheoihae. Sei que é lindo realmente, essa carga emocional que voc disse é imensa, mas vale muito a pena <#

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai to doida para ler esse livro, no começo do mês que vem vou ter ele em inhas mãos e vai ser ótimo. Ansiosa e espero que seja tão bom quanto espeto.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Ontem , dia 29 fui à bienal do livro aqui em salvador e tive o prazer de conhecer a Ana Paula. Super simpática ela! Não conhecia muito do seu trabalho. Só estava ouvindo falar e vendo a divulgação de "João e Maria" - que inclusive foi lançado ontem -, mas me surpreendi lendo a sinopse e agora sua resenha do livro. Eu realmente não gosto do tema IIª guerra, mas você me convenceu! rs.

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.