Quote da Semana

"Se você vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece."

- Charles Bukowski.

Resenha: Extraordinário por R.J.Palacio.

" Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. - Auggie." pág.313

Não consegui mais resistir. Extraordinário estava me atraindo desde seu lançamento, e, semana passada, passeando por uma livraria, ele se tornou irresistível.
Comecei a ler ali mesmo, e não parei mais.

"Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.
 Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior." pág.11

August Pullman - ou Auggie - nasceu com uma síndrome genética que comprometeu todo o seu rosto. Na verdade, ele foi considerado um milagre da medicina. Ninguém acreditava que ele iria sobreviver. Auggie já foi submetido a dezenas de cirugias, e mesmo assim continua tendo seu rosto deformado.


Ele já está habituado com a reação das pessoas quando o veem. Nas melhores hipotezes; há dedos e comentários. Nsa piores, e um tanto quanto frequentes, as pessoas correm achando que ele é um mostro.

Apesar de todos os pesares, Auggie tem uma família incrível, que não mede esforços para ajudá-lo. Seus pais, e sua irmã Via, sempre o apoiaram. No entanto agora, que Auggie está completanto 8 anos, sua mãe acha que chegou a hora dele enfrentar a escola.
Até então ele tinha aulas em casa, com sua mãe. Mas, as matérias estão ficando mais complicadas, e sua mãe diz não ser nada boa com frações.
E com isso, Auggie vai ter que enfrentar seu pior pesadelo; a escola.

A escola já não é muito fácil para quem tem um rosto perfeito, imagine para Auggie.

A partir dessa nova etapa vamos descobrir; o quão forte alguém pode ser e como as pessoas podem ser tão preconceituosas - e idiotas. Mas que, ainda existem boas pessoas no mundo.

A gente sabe como o exterior é valorizado, como a beleza é cobrada. Sabemos que, apesar de quase todo mundo dizer que "se importa muito mais com o interor que com o exterior", isso geralmente fica na teoria. Na prática, nem sequer a metade que diz isso cumpre.

Nesse livro, percebemos isso de modo gritante. Por que, por melhores que julgamos ser, não encaramos as diferenças de modo certo. Somos preconceituosos, o que muda são os níveis. Esse livro é como um tapa, nesse ponto.

Extraordinário é narrado por vários personagens, o que só melhora a história. Não temos somente o ponto de vista do Auggie. Temos o da irmã, do namorado da irmã, do colega, da amiga... Enfim, diversos pontos de vistas diferentes. As vezes, logo depois que você repreende alguma atitude de um personagem, você consegue compreendê-lo - quando vê as coisas pelo ponto de vista dele. Isso foi uma ótima ideia da autora.

Autora aliás "de primeira viagem". Extraordinário é o primeiro livro da R.J.Palacio. Um fato imperceptível durante a leitura.

O trabalho da editora, como sempre, maravilhoso. Achei um ou dois errinhos, completamente normais em uma primeira edição. Fora isso, o trabalho está lindo e impecável.

Leia Extraordinário, conheça Auggie. Além de ser uma ótima história, vai mudar - e reforçar - alguns dos seus pontos de vista acerca da vida.

Compare preços aqui.


Um comentário

  1. Olá Mah.
    Também tenho vontade de ler este livro desde que foi lançado, já esta anotado na minha lista de futuras leituras.
    Fico feliz de saber que o livro vale a pena e que ele nos faz refletir um pouco.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, pessoal! Obrigado por comentar e dividir suas opinioẽs, só tomem cuidado com comentários ofensivos.